
Normas técnicas aplicáveis em Fontes Chaveadas
13 maio 2019
As fontes chaveadas, especialmente as alimentadas pela tensão da rede, precisam atender a uma série de normas técnicas com o objetivo,principalmente, de preservar a integridade física das pessoas que entram em contato com os equipamentos e máquinas em que são utilizadas.
Duas normas podem ser consideradas como as mais importantes, e seu atendimento é imprescindível:
1. Norma de Compatibilidade Eletromagnética (EMC);
2. Norma de Segurança (Safety).
Sobre o atendimento das normas de EMI: existem várias normas aplicáveis como a CISPR22. A diferença entre as normas está nos limites de ruídos emitidos. Atender a estes limites é muito importante devido à possibilidade de interferência da fonte chaveada em equipamentos próximos e vice-versa. A interferência do liquidificador na TV é um exemplo clássico do não atendimento das normas de EMC.
As normas de segurança, especialmente segurança elétrica, são as mais críticas, uma vez que o não atendimento pode resultar até mesmo na morte de um usuário de um equipamento cuja fonte apresente problema. Infelizmente notícias de mortes de pessoas ao utilizar um celular sendo carregado é um exemplo do não cumprimento das normas de segurança elétrica.
Outras normas técnicas complementares estabelecem o cumprimento de questões variadas como resistência a vibrações, limites de operação em temperatura, resistência a atmosferas agressivas e atmosferas salinas, resistência a impactos diretos e outras.
Acompanhe os próximos posts e conheça mais sobre o assunto normas técnicas aplicáveis em fontes chaveadas.