Receba novidades

Loading

Blog

Normas técnicas aplicáveis em Fontes Chaveadas

Normas técnicas aplicáveis em Fontes Chaveadas

13 maio 2019

As fontes chaveadas, especialmente as alimentadas pela tensão da rede, precisam atender a uma série de normas técnicas com o objetivo,principalmente, de preservar a integridade física das pessoas que entram em contato com os equipamentos e máquinas em que são utilizadas.

Duas normas podem ser consideradas como as mais importantes, e seu atendimento é imprescindível:

1. Norma de Compatibilidade Eletromagnética (EMC);
2. Norma de Segurança (Safety).

Sobre o atendimento das normas de EMI: existem várias normas aplicáveis como a CISPR22. A diferença entre as normas está nos limites de ruídos emitidos. Atender a estes limites é muito importante devido à possibilidade de interferência da fonte chaveada em equipamentos próximos e vice-versa. A interferência do liquidificador na TV é um exemplo clássico do não atendimento das normas de EMC.

As normas de segurança, especialmente segurança elétrica, são as mais críticas, uma vez que o não atendimento pode resultar até mesmo na morte de um usuário de um equipamento cuja fonte apresente problema. Infelizmente notícias de mortes de pessoas ao utilizar um celular sendo carregado é um exemplo do não cumprimento das normas de segurança elétrica.

Outras normas técnicas complementares estabelecem o cumprimento de questões variadas como resistência a vibrações, limites de operação em temperatura, resistência a atmosferas agressivas e atmosferas salinas, resistência a impactos diretos e outras.

Acompanhe os próximos posts e conheça mais sobre o assunto normas técnicas aplicáveis em fontes chaveadas.

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Linkedin

Comentários